Telefone: 253 517 474 Fax: 253 518 268

Acupunctura Médica Contemporânea

A Acupunctura Médica Contemporânea constitui uma nova abordagem da acupunctura, na qual os princípios de tratamento são baseados exclusivamente nos conceitos anatómicos e fisiológicos actuais. O termo “Médica Contemporânea” relaciona-se com essa abordagem, no que se diferencia da acupunctura baseada nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

Previamente ao planeamento de qualquer programa de tratamento, que poderá ou não ser constituído exclusivamente por acupunctura e electro-acupunctura  é feita uma avaliação detalhada, clínica e funcional, do doente que permitirá identificar a disfunção e as adaptações ocorridas que serão a causa das queixas.

Acupunctura Médica Contemporânea é uma visão actual da acupunctura, e de como a estimulação do sistema nervoso periférico através da inserção de agulhas nos tecidos corporais (pele, tecido muscular, periósteo, cápsulas articulares e punctura peri-neural), permite influenciar a função do próprio Sistema Nervoso Periférico e do Sistema Nervoso Central. A acupunctura médica contemporânea baseia-se exclusivamente em conceitos actuais de anatomo-fisiologia.

Antes de se iniciar qualquer tratamento com acupunctura, cada doente é avaliado exaustivamente, tendo em consideração o tipo de actividade física em que participa, a sua actividade laboral e actividades lúdicas. Apenas após essa avaliação é programado um plano de tratamento, que poderá ser exclusivamente acupunctura ou ser uma combinação de acupunctura com outras técnicas terapêuticas, como a fisioterapia, hidroterapia entre outras.

A correcta identificação da disfunção segmentar (segmentos neurológicos medulares) têm um papel fulcral neste modelo de avaliação e permitirão planear o tratamento adequado à patologia neuro-músculo-esquelética, dentro das limitações da técnica terapêutica.
A evolução da acupunctura para este modelo actualizado tem acontecido por todo o mundo, com maior relevância nos países anglo-saxónicos, Escandinávia, mas também no Oriente, onde os mecanismos neurológicos que estão na base do efeito fisiológico da acupunctura têm sido sujeitos a investigação científica. A acupunctura exerce o seu efeito através da modulação da actividade do Sistema Nervoso, com efeitos a nível Local, Segmentar, Extra-segmentar e Central ou Supra-segmentar.

Actualmente, a acupunctura contemporânea, também designada por Western Style Acupuncture (WSA) é praticada em todo o mundo.

voltar ao topo

Sobre Nós

Fundada em 1995 com a missão de estudar e intervir nos distúrbios que, afetando a função física e/ou cognitiva, interferem com as atividades e limitam a participação social e profissional do indivíduo.

Somos uma equipa multidisciplinar, altamente credenciada e experiente, preparada para diagnosticar e delinear um programa de reabilitação que permita preservar, melhorar e potenciar as suas capacidades físicas, intelectuais, de participação ativa socioprofissional e lúdica.

Saber mais...

Contactos

  • Telefone: 253 517 474

    Fax: 253 518 268

    Telemóvel: 96 733 58 62

    Morada: Rua Calouste Gulbenkian 607, 4810 Guimarães

    Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Horário:

    08:30 - 12:30

    14:00 - 20:00

    Segunda a Sexta (excepto feriados)

    Ver mais ...

Videos de Apresentação

Top of Page