Telefone: 253 517 474 Fax: 253 518 268

Mesoterapia

A mesoterapia é uma técnica, cada vez mais popular, de tratamento terapêutico que consiste na aplicação de substâncias através de micro injeções subcutâneas. As micro agulhas (com espessura que varia entre 4 e 13 milímetros), bem como os medicamentos administrados, variam conforme a situação clínica e o propósito da intervenção.
A sua popularidade deve-se a duasrazões essenciais: a sua eficácia sintomática e acção etiológica.

Trata-se de uma técnica médica posta em prática pelo Dr. Michel Pistor, médico francês em 1952 e que consiste em injectar medicamentos em doses muito baixas, entre a epiderme e a derme, o mais perto possível do local a tratar, com o mínimo de efeitos indesejáveis, sem envolver outras áreas do organismo. A técnica de Mesoterapia tem sido aplicada com objectivos terapêuticos, nomeadamente no tratamento de dor e inflamação local. As principais indicações para Mesoterapia são: tendinites, bursites, artropatias degenarativas (osteoartrose), lombalgia, mialgias e contraturas musculares entre outras. Tem demonstrado ser um complemento importante no leque de armas terapêuticas disponíveis. O material utilizado é esterilizado e de uso único.
O que é a Mesoterapia ? São injecções locais administradas sob a pele, com agulhas de 4 a 13 mm. A injecção é feita com a ajuda de agulhas muito finas e a apenas alguns milímetros de profundidade, manualmente ou preferencialmente por meio de uma pistola de injecção ou mesoperfusor. Tal é feito após um exame médico, destinado a estabelecer um diagnóstico preciso da situação. Se o seu médico entender que, no seu caso, a mesoterapia é o tratamento mais indicado e o menos agressivo para o organismo, ser-lhe-á proposta esta técnica. Habitualmente o tratamento é feito semanalmente numa fase inicial.

Que medicamentos são administrados ?

Medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, vasodilatadores, calcitoninas, polivitamínicos, etc.. Nunca a cortisona?
Mistura de 2 a 4 fármacos, consoante a patologia a tratar. Doses baixas (1/20 em relação à via geral).

Que doentes poderão beneficiar desta técnica?

À partida todos os doentes com indicação médica para o efeito:
Adultos, crianças, doentes diabéticos, pessoas idosas, doentes com gastrite ou úlcera que contra-indique a toma de anti-inflamatórios.

Quais as indicações ?

É um método de tratamento que está indicado em várias áreas da medicina, incluindo tratamentos em doenças reumatismais e medicina desportiva.
Dores relacionadas com artrose, nomeadamente da coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias), das ancas, joelhos e tornozelos. Situações de sobreuso como tendinites, bursites, fasceítes e contracturas musculares. Sequelas traumáticas como entorses e lesões musculares.
Também outras patologias que não do foro músculo-esquelético como nevralgias, problemas da circulação sanguínea dos membros inferiores, situações dolorosas após tratamento cirúrgico. 

De uma forma geral todas as patologias dolorosas resistentes aos tratamentos clássicos.

Quais os efeitos secundários?

A injecção de um medicamento ou de uma mistura medicamentosa inclui sempre um risco alérgico, apesar de as reacções alérgicas em mesoterapia serem muito raras e normalmente limitadas a um território cutâneo. É por isso uma técnica que deve ser realizada única e exclusivamente por médicos credenciados, já que a má administração e aplicação dos medicamentos pode resultar em efeitos secundários graves, como o choque anafilático.
Trata-se de uma técnica praticamente desprovida de efeitos secundários. A incidência de efeitos secundários indesejáveis prende-se com o fármaco administrado e não com a técnica em si. A tolerância aos medicamentos é melhor devido às microdoses utilizadas. Se a medicação oral causa perturbações gástricas, ou a fisioterapia não consegue alcançar os resultados desejados, a mesoterapia pode representar uma alternativa bem suportada pelo doente, em virtude da sua baixa toxicidade e capacidade de actuar no local certo.

 

Informação
Para marcar consulta desta especialidade contacte-nos ou visite as nossas instalações.

voltar ao topo

Sobre Nós

Fundada em 1995 com a missão de estudar e intervir nos distúrbios que, afetando a função física e/ou cognitiva, interferem com as atividades e limitam a participação social e profissional do indivíduo.

Somos uma equipa multidisciplinar, altamente credenciada e experiente, preparada para diagnosticar e delinear um programa de reabilitação que permita preservar, melhorar e potenciar as suas capacidades físicas, intelectuais, de participação ativa socioprofissional e lúdica.

Saber mais...

Contactos

  • Telefone: 253 517 474

    Fax: 253 518 268

    Telemóvel: 96 733 58 62

    Morada: Rua Calouste Gulbenkian 607, 4810 Guimarães

    Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Horário:

    08:30 - 12:30

    14:00 - 20:00

    Segunda a Sexta (excepto feriados)

    Ver mais ...

Videos de Apresentação

Top of Page