Telefone: 253 517 474 Fax: 253 518 268

Terapia Miofascial

A Indução Miofascial é um conceito de tratamento da disfunção miofascial, tridimensional, que actua em diferentes níveis de movimentos em todo o sistema fascial procurando eliminar as suas restrições e equilibrar a sua alterada função corporal.
O tratamento através da aplicação de técnicas de indução miofascial tem como principal objectivo um rápido e completo restabelecimento da homeostasia corporal, e pode definir-se como uma combinação de pressões ligeiras mantidas, de posicionamentos específicos e estiramentos muito suaves.

A fascia corporal é uma forma de tecido conjuntivo constituída por uma rede ininterrupta que envolve todas as estruturas somáticas e viscerais, incluindo as meninges, de forma tridimensional, permitindo mantê-las na sua correcta posição e funcionamento. Este tecido de sustentação formado por fibras conjuntivas, elásticas e células, forma o tecido mais extenso do organismo. Cada músculo, cada fibra muscular e cada feixe estão também rodeados pela fascia, que fornece suporte, participa no movimento corporal e determina a forma dos componentes orgânicos.
Para além destas funções a fascia organiza e separa cada um dos elementos do nosso organismo, assegura a protecção e autonomia dos mesmos e reúne-os em unidades funcionais estabelecendo as relações espaciais entre eles.
O sistema fascial são e equilibrado, com a capacidade de um livre e completo estiramento, assegura ao corpo a possibilidade de realização de movimentos completos e sincronizados. Não é possível manter um corpo saudável sem que exista um sistema fascial saudável. Este deve encontrar-se em equilíbrio funcional para assegurar ao corpo a possibilidade de execução óptima das suas tarefas.
A presença de alterações estruturais ou restrições (de movimento ou deslizamento) neste sistema, cria “incomodidades” que interferem com o desenvolvimento funcional apropriado de todos os sistemas corporais. Estas alterações estruturais da fascia, denominadas de disfunção miofascial podem ser provocadas por traumatismos, por intervenções cirúrgicas, por posturas inadequadas, etc. Se não tratadas correctamente e a tempo produzem disfunção orgânica e dor.
A indução miofascial é um conceito de tratamento da disfunção miofascial, tridimensional, que actua em diferentes níveis de movimentos em todo o sistema fascial procurando eliminar as suas restrições e equilibrar a sua alterada função corporal.
O tratamento através da aplicação de técnicas de indução miofascial tem como principal objectivo um rápido e completo restabelecimento da homeostasia corporal, e pode definir-se como uma combinação de pressões ligeiras mantidas, de posicionamentos específicos e estiramentos muito suaves.
A terapia de Indução Miofascial abarca um amplo campo de aplicações clínicas, de onde se destacam pela efectividade os tratamento de:

  • Algias vertebrais (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias e dorsalgias);
  • Disfunções de origem tendinosa: síndrome do tunel cárpico, síndrome de Quervain e tendinites;
  • Ombro doloroso;
  • Tratamentos de recuperação pós-cirúrgica;   
  • Cicatrizes pós-traumáticas e pós-cirúrgicas;
  • Síndromes cervicais pós-trauma (whiplash).




voltar ao topo

Sobre Nós

Fundada em 1995 com a missão de estudar e intervir nos distúrbios que, afetando a função física e/ou cognitiva, interferem com as atividades e limitam a participação social e profissional do indivíduo.

Somos uma equipa multidisciplinar, altamente credenciada e experiente, preparada para diagnosticar e delinear um programa de reabilitação que permita preservar, melhorar e potenciar as suas capacidades físicas, intelectuais, de participação ativa socioprofissional e lúdica.

Saber mais...

Contactos

  • Telefone: 253 517 474

    Fax: 253 518 268

    Telemóvel: 96 733 58 62

    Morada: Rua Calouste Gulbenkian 607, 4810 Guimarães

    Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Horário:

    08:30 - 12:30

    14:00 - 20:00

    Segunda a Sexta (excepto feriados)

    Ver mais ...

Videos de Apresentação

Top of Page